Ontem, 17/07, foi o Dia da Proteção das Florestas, e sabemos que não temos como falar neste assunto sem mencionar o problema que as matas brasileiras enfrentam com o desmatamento constante causado pela exploração humana. O Ministério do Meio Ambiente possui uma lista de espécies de árvores ameaçadas. A mais recente publicação, de dezembro de 2014, aponta que, 7.880 espécies de árvores catalogadas até agora no País, 2.113 espécies estão na “Lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção”. Aqui abaixo listamos as espécies mais famosas desta lista:
Imbuia
Árvore imponente, de beleza esplêndida, presente e associada principalmente com a Floresta com Araucárias, a Imbuia (Ocotea porosa), pode atingir 25 metros de altura, ou mais na idade adulta, e viver até 500 anos.
Ipê
Existem muitas variedades de Ipê e muitas são utilizadas largamente nas cidades, mas algumas variedades, como o roxo, enfrenta a ameaça de extinção. Ocorre em toda a região da Mata Atlântica.
Jacarandá
O jacarandá é nativo da Argentina, Bolívia e Brasil, mas que se encontar ameaçada na natureza. É uma das poucas árvores a ter o mesmo nome comum em quase todos os idiomas do mundo.
Jatobá
Nativa da Amazôna e da Mata Atlântica, o Jatobá é uma árvore que pode ser utilizada como planta medicinal no tratamento de problemas gastrointestinais ou respiratórios, e é exatamente por isso que se encontra ameaçada de extinção.
Juazeiro
O Juazeiro é típico do Nordeste, e é explorada principalmente pela indústria de cosméticos por conta de seus nutrientes, utilizados em cremes dentais.
Pau-Brasil
Talvez a mais famosa desta lista, o Pau Brasil (cujo nome original é Ibirapitanga) foi uma das primeiras espécies a entrar em extinção em nosso país, tendo sido largamente explorada pelos colonizadores por conta de sua madeira. Apenas algumas poucas árvores ainda restam espalhadas pela Mata Atlântica.
Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!